Integre a sua própria janela de administração para servidor 4D

Tradução automática de Deepl

Quando implementam as suas aplicações, alguns programadores querem personalizar os diálogos 4D incorporados para se adequarem às suas necessidades. É especialmente verdade para a Janela de Administração do Servidor 4D, onde por vezes querem que algumas informações e ações sejam acessíveis apenas para a sua equipa e não para os administradores dos seus clientes.

Desactivar o acesso às ferramentas de administração

Depois de ter oferecido a possibilidade de esconder o acesso dos exploradores aos menus do Servidor 4D, como explicado neste post do blog, o 4D v20 torna possível esconder o item do menu Administração. Pode ser feito usando a seguinte chave durante o processo de construção da aplicação:
<BuildApp>
<CS>
<HideAdministrationMenuItem>True</HideAdministrationMenuItem>

Quando a chave é activada, o item de menu Administração do Servidor 4D é escondido, o seu atalho é libertado, e o diálogo deixa de ser exibido automaticamente quando o Servidor 4D é iniciado. A única forma de exibir o diálogo incorporado é chamar o OPEN ADMINISTRATION WINDOW comando.

Criar SISTEMA de administração personalizado

Ao longo dos anos, 4D tem fornecido comandos para obter toda a informação neste diálogo, para que possa desenvolver o seu próprio sistema de Administração. Pode definir você mesmo a estratégia de acesso, as informações apresentadas, as ações autorizadas e o seu próprio estilo!

Comandos úteis

Esta lista de comandos úteis não é exaustiva, mas já se pode dar uma vista de olhos:
Get system info, Get Application info, Get license info, Get process activity, GET MEMORY STATISTICS, GET ACTIVITY SNAPSHOT, Cache infoe assim por diante.

Criar uma Administração baseada em 4D

Usando os comandos acima, Thomas Maul desenvolveu e partilhou um diálogo reproduzindo o conteúdo e o comportamento da Janela de Administração do Servidor 4D. Também acrescentou algumas funcionalidades, alargando as funcionalidades incorporadas da Janela de Administração 4D.
Tudo é explicado neste post do blog.
Pode facilmente integrar este componente nas suas aplicações e depois exibi-lo no Servidor 4D livremente ou com o seu próprio sistema de autenticação.
E note que a partir do 4D v20, pode configurar o seu próprio menu de Ajuda para o Servidor 4D, tal como descrito neste post do blog. Por isso, é fácil adicionar acesso a este diálogo de administração personalizado!

Criar uma Administração baseada na web

Em algumas configurações, preferiria desenvolver um sistema de Administração baseado na Web para permitir aos administradores aceder ao mesmo sem executar uma aplicação 4D ou quando a interface do servidor 4D não é acessível, por exemplo, em modo sem cabeça.
Há algum tempo atrás, entregámos um projeto web fazendo isto, e descrevemo-lo neste post do blog. Sabendo que este projecto precisava de ser incluído nos seus próprios projectos, tornámo-lo recentemente um componente. A vantagem é que o código é separado do seu. E como a componente Administração executa o seu próprio servidor web, o administrador pode agora parar o servidor web do projeto anfitrião.

O código fonte pode ser extraído deste repositório GitHub. Sinta-se à vontade para colaborar neste projeto, adicionando pedidos de extração no repositório.
blank

 

Espero que todos estes elementos lhe dêem ideias e o ajudem a desenvolver a administração do Servidor 4D que se adapta exactamente às suas necessidades!

Esforçamo-nos constantemente por proporcionar aos nossos utilizadores a melhor experiência possível, e encorajamo-lo a partilhar as suas ideias e feedback sobre o fórum 4D. O seu feedback ajuda-nos a compreender melhor as suas necessidades e a melhorar continuamente os nossos produtos e serviços.

Avatar
• Proprietário do produto - Damien Fuzeau entrou ao time 4D Product em fevereiro de 2019. Como Proprietário do Produto, está a cargo de escrever as histórias dos usuários e depois traduzi-las em especificações funcionais. Seu papel também é garantir que a implementação da funcionalidade entregue cumpra com as necessidades do cliente. Damien é formado em engenharia de software pela Universidade de Nantes. Trabalhou mais de 23 anos em sua empresa anterior, primeiro como desenvolvedor (descobrindo 4D em 1997), e mais tarde como gerente de engenharia e arquiteto de software. Essa empresa é um Partner OEM de 4D e lançou softwares empresariais baseados em 4D para milhares de usuários em centenas de servidores. Portanto Damien está acostumado ao desenvolvimento e lançamento de 4D em contextos multilinguais.