4D v19 é Silicon Native!

Tradução automática de Deepl

O lançamento inovador dos novos Silicon Macs da Apple levou-nos a lançar o 4D v19 seis meses antes para lhe fornecer uma versão nativa de Silicon 4D o mais cedo possível. Revimos todo o nosso código, assegurando a sua compatibilidade com Silicon, realizámos testes extensivos nesta nova plataforma, e estamos finalmente prontos para lhe fornecer a primeira versão nativa de Silicon 4D. Deixe-me guiá-lo através desta revolução!

Tinha lido muitos artigos elogiando o novo processador M1, por isso devo confessar que quando finalmente obtive uma versão nativa de Silício 4D a correr no meu novíssimo MacBook Air, a primeira coisa que fiz foi correr nele as minhas aplicações 4D compiladas com CPU mais intensiva para ver como estava a lidar com elas. Fiquei impressionado com o desempenho desta pequena máquina em trabalhos computacionais como a encriptação e descodificação, e completamente perplexo com as suas capacidades de gestão de memória.

Também comparei o desempenho da execução 4D tanto na versão nativa como sob a Rosetta, utilizando algumas das nossas aplicações 4D de teste. Deixem-me dar-vos uma rápida comparação:

Assim, podemos ver que as operações de CPU-intensiva são muito mais rápidas nativa em comparação com a Rosetta. Mas, quando se trata de acesso à memória, a diferença de desempenho é estelar! Realizei os mesmos testes no meu iMac de 2017 e vi desempenhos semelhantes na Rosetta.

Agora, deixem-me falar-vos da maior mudança que os Silicon Macs trazem para a 4D. Como os Silicon Macs já não utilizam uma arquitectura de processador x86 como os Macs e PCs Intel, não podem executar o mesmo código compilado. Como tal, tivemos de melhorar o nosso compilador com uma compilação específica de Silicon. Agora será possível compilar as suas aplicações para arquitecturas Intel (Windows e Intel Mac), arquitectura Silicon (Silicon Mac), ou ambas as arquitecturas. Explicaremos como funciona o novo compilador noutro post de blog.

Os plugins também serão ligeiramente impactados. Para que um plugin funcione tanto em Intel como em Silicon Macs, será necessário compilá-lo como um binário universal. Pode descarregar aqui a versão compatível com Silicon SDK do plugin SDK. E se utilizar plugins de terceiros, certifique-se de que descarrega versões compatíveis com Silicon.

Há também novas directrizes para aplicações multiplataforma e explicaremos tudo num post de blogue dedicado a este assunto.

Naturalmente, 4D v19 continuará a trabalhar com a Rosetta. Se precisar de tempo para pôr a sua aplicação a funcionar nativamente, é sempre possível executá-las na Rosetta.
Se tiver alguma dúvida sobre a transição, não hesite em contactar-nos no Fórum 4D!

Nicolas Brachfogel
• Proprietário do produto e Desenvolvedor Senior -Nicolas Brachfogel entrou a 4D em 2017 como Senior Developer (4D Server e Networking). Como Product Owner para gerenciar o lançamento de Apple Silicon, está a cargo de escrever as histórias dos usuários e depois traduzi-las em especificações funcionais, além de garantir que as implementações de funcionalidade cumpram com as necessidades do cliente. Diplomado pelo Instituto Superior de Informática Aplicada (INSIA), Nicolas começou sua carreira como desenvolvedor de software em 2001. Depois de vários anos codificando em Java e C++, passou a especializar-se no desenvolvimento cliente-servidor para empresas de videogames. Como desenvolvedor/arquiteto de servidores, trabalhou com sucesso nas arquiteturas de servidores de muitos jogos (Dofus Arena, Drakerz, Trivial Pursuit Go!)