Crie o seu próprio processo e monitorização do utilizador

Tradução automática de Deepl

Precisa de ter a lista de processos a correr no seu servidor 4D, 4D remoto ou 4D autónomo para criar a sua própria Janela de Administração? Quer saber que utilizador iniciou cada processo para criar uma janela de monitorização da sua aplicação ou registar esta informação numa base de dados para analisar mais tarde a carga do seu servidor? É agora fácil recuperar esta informação através da programação com um novo comando: Get process activity.

Monitorização de processos e utilizadores

Get process activity é um novo comando 4D que lhe permite recuperar a lista de processos em execução e utilizadores ligados.

Graças a este comando, é possível monitorizar a actividade do servidor do ponto de vista dos processos e do utilizador e criar facilmente este tipo de visualizador de processos, como previsto no nosso exemplo de base de dados:

Exemplo de base de dados

Note também que esta funcionalidade é um primeiro passo para lhe fornecer todas as ferramentas para criar a sua própria janela de administração personalizada do servidor. Os processos e utilizadores são um começo, claro que mais possibilidades chegarão com futuros lançamentos R.

Exemplos de códigos

O é o novo comando Get process activity inclui dois selectores (Processes only e Sessions only) para dar a opção ao programador de recuperar apenas as informações sobre os processos ou apenas as informações relacionadas com os utilizadores (sessões). Quando nenhum parâmetro é passado, devolve um objecto contendo 2 colecções: processos e sessões.

C_OBJECT($actividade)
$actividade:=Get process activity
// processes + sessions at once

C_COLLECTION($pCol;$sCol)
$pCol:=$actividade.processos
$sCol:=$actividade.sessões

Exemplo de informação devolvida na recolha de processos:

{
	name:Application process,
	sessionID:4E3F3701DA6E4C449513D11FB68AA01C,
	number:4,
	ID:4,
	visible:true,
	type:-18,
	state:2,
	cpuUsage:0.022585061256626,
	cpuTime:8.1486859585647,
	preemptive:false
},
{
	name:DB4D Flush,
	state:0,
	cpuUsage:0,
	cpuTime:0,
	preemptive:true
},
(...)

Exemplo de informação devolvida na recolha de sessões:

{
	type:remote,
	userName:Designer,
	machineName:VM10-MAINGUENE,
	systemUserName:fmainguene,
	IPAddress:localhost,
	creationDateTime:2017-04-26T07:59:27Z,
	state:active,
	ID:4E3F3701DA6E4C449513D11FB68AA01C
}
Fabrice Mainguené
- Proprietário do produto ->p>Fabrice Mainguené juntou-se à equipa do Programa 4D em Novembro, 2016. Como Proprietário do Produto, está encarregado de escrever as histórias dos utilizadores, traduzindo-as depois para especificações funcionais. O seu papel é também o de assegurar que a implementação da funcionalidade entregue vai ao encontro das necessidades do cliente.Após a obtenção da licenciatura em Informática no CNAM, Fabrice juntou-se a uma pequena empresa editora de software como programador Windev. Depois trabalhou para diferentes empresas nas áreas da indústria e comércio como programador Windev e web developer, bem como como consultor técnico sobre novas funcionalidades.