4D para Móvel: Construir Grandes Aplicações Móveis Utilizando Atributos Computorizados

Tradução automática de Deepl

Como provavelmente sabe, os atributos computados estão disponíveis a partir de 4D v19 R3. Está disponível um post no blogue que apresenta esta nova e fantástica funcionalidade.

Como propomos sempre a melhor e completa experiência de utilizador aos nossos criadores de aplicações móveis, os atributos computorizados são compatíveis com todos os seus projectos iOS e Android.

Isto significa que assim que os seus getters estiverem definidos, poderá utilizá-los como qualquer outro campo no seu processo de criação de aplicações móveis. Assim, poderá visualizá-los e publicá-los a partir da secção Estrutura do editor do projecto móvel. Isto é uma melhoria considerável quando se trata de exibir informação mais relevante na sua aplicação móvel, evitando dividir um endereço em vários campos, por exemplo.

Vamos ver como funciona com um exemplo. Vamos exibir um campo de nome completo computado com nome e apelido e um campo de endereço completo computado usando um número de rua, cidade, e campo de país.

Lado 4D

Como se pode ver na estrutura, estão disponíveis atributos de FirstName e LastName. Queremos exibir “FirstName LastName ” na nossa aplicação móvel.

Da mesma forma, temos um StreetNumber, um Endereço, e um Atributos de Localização. E queremos exibir “StreetNumber Endereço – Localização”.

Para isso, vamos alargar a classe ContactEntity:

Class extends Entity
exposed Function get fullName->$result : Text
 $result:=This.FirstName+" "+This.LastName
exposed Function get fullAddress->$result : Text
 $result:=This.StreetNumber+" "+This.Street+" - "+This.Location

Agora vamos voltar ao editor de projectos móvel.

Lado do editor do projecto

Como pode ver no editor do projecto, os seus atributos computados estão agora disponíveis na secção de estrutura, prontos para serem publicados e utilizados como qualquer outro campo no processo de criação.

blank

Isto significa que pode utilizá-los na secção Dados para filtrar os seus dados, adicionar um ícone, assim como etiquetas curtas e longas. Também pode utilizá-los como parâmetros de acção, logo que um setter esteja disponível. Ainda assim, neste exemplo, foi mais relevante utilizar atributos únicos em formulários de acção para facilitar a edição.

Agora vamos construir a nossa aplicação!

Lado da aplicação móvel

Na nossa aplicação final, são exibidos tanto atributos individuais como atributos computorizados.

blank

Assim, como se pode ver, esta nova funcionalidade permite uma utilização mais avançada dos modelos existentes e exibe mais informação de forma relevante.

Não hesite em dar-nos feedback sobre o fórum 4D, e consulte a documentação para mais detalhes!

David Azancot
• Proprietário do produto 4D for iOS - David Azancot uniu-se ao time 4D Product como Proprietário do Produto em 2017. Está a cargo de escrever as histórias dos usuários e depois traduzi-las em especificações funcionais. Seu papel também é garantir que a implementação de funcionalidades satisfaçam às necessidades do cliente. David se formou com um MBA em Marketing, Internet e mobilidade no Instituto Leonard da Vinci e começou sua carreira em 2011 com uma empresa móvel de nova criação, posteriormente adquirida por Madvertise (um grupo de marketing móvel). Apaixonado pelas interfaces móveis, foi a escolha natural para desenvolver formatos de anúncios móveis interativos para o grupo em 2015. Paralelamente, David desenvolve suas próprias aplicações para iOS e Android desde 2012.