Novidades em 4D v19 R2

fique móvel com 4D

4D for Android

4D for Android está disponível com 4D v19 R2. Nossa plataforma de desenvolvimento sem código para dispositivos Android.

O mesmo projeto móvel pode a partir de agora gerar tanto um iOS nativo como um aplicativo Android nativo. Isso significa, para aqueles que já usam 4D para iOS, que basta abrir seu projeto móvel existente e clicar diretamente em Build para obter a versão Android de seu aplicativo.

Estamos fornecendo experiências de usuário muito semelhantes em ambas as plataformas mas mantendo seu padrão de qualidade. Muitos recursos já estão disponíveis para nossos usuários Android. E a cada novo lançamento, enriqueceremos as possibilidades de ter uma equivalência completa com 4D for iOS. Entretanto, aqui estão as novidades em ambas as plataformas com este lançamento de recursos:

formatadores de dados personalizados para aparência clara e escura

Você já pode criar seus próprios formatadores de dados personalizados e converter strings, booleanos ou inteiros para imagens em seu aplicativo gerado.  E com 4D v19 R2, você pode aproveitar ao máximo esses formatadores para iOS e Android e garantir que as imagens tenham boa aparência, tanto no visual claro quanto escuro. Três opções diferentes estão disponíveis:

  • usando cores preto-e-branco,
  • usando imagens diferentes, dependendo do modo ativo,
  • misturando as duas opções.
 

dê mais Cor a seus apps sem trabalho

Quando você cria um projeto móvel, um ícone 4D padrão é usado na seção Geral. Por padrão, a cor dominante deste ícone é usada para colorir automaticamente vários elementos de seu aplicativo móvel, como a barra de navegação ou os botões, por exemplo. A partir do 4D v19 R2, você pode definir facilmente a cor principal de seus aplicativos iOS e Android selecionando-o a partir de um seletor de cores totalmente integrado ao editor do projeto. 

 

atualizar as tarefas pendentes de 4D for iOS que foram rejeitadas

A funcionalidade de ação offline já está disponível faz um tempo, uma funcionalidade na qual as ações de usuários são colocadas em uma fila e processadas automaticamente logo que volte a conexão ao 4D server. Com 4D v19 R2, oferecemos uma maneira para que usuários possam editar e tentar novamente enviar as tarefas pendentes que falharam. 

 
 

4D for iOS: ordenar o conteúdo de um formulário lista

Por um tempo, várias ações pré-definidas estão disponíveis na seção Ação como “Adicionar,” “Editar,” “Eliminar,” e até mesmo uma ação “Compartir” para ajudar seus usuários de aplicativos a gerenciar seu conteúdo. Com 4D v19 R2, uma nova ação está agora disponível: você pode agora criar ações de Ordenar para classificar os dados da aplicação local.

 
 

funcionalidades de programação

Criar um atributo de blob em um objeto

Com a introdução das classes, o armazenamento de dados em objetos se tornou mais importante, especialmente dados de blob. Por esse motivo, 4D v19 R2 é compatível com o encapsulamento de blobs em objetos.

Além do aspecto de armazenamento, uma vez que o objeto blob é um tipo de referência, sua ocupação de memória e desempenho de velocidade serão grandemente melhorados.

 

gerenciamento de Byte Order Mark (BOM) e End of Line (EOL)

Com 4D v19 R2, 4D evoluiu para seguir as melhores práticas de gerenciamento de caracteres invisíveis em arquivos de texto. É por isso que a partir de agora, 4D escreve arquivos de texto sem o caractere unicode “marca de ordem de byte” (BOM). E em macOS, 4D usa LF como um caractere EOL. Isso é completamente automático para todos os arquivos escritos por 4D, tais como 4DSettings, 4dm, 4DForm, e assim por diante.

Quanto às configurações de compatibilidade, novas opções estão disponíveis permitindo TEXT TO DOCUMENT e File.setText()  para gerar arquivos sem uma BOM e usar LF como caractere EOL em macOS quando os parâmetros opcionais “charSet” e “breakMode” estiverem faltando. Consulte a documentação para obter mais detalhes.

 

arquivo default .gitignore file in new projects

O modo de projeto permite rastrear facilmente as mudanças com Git (sistema de controle de versão). Mas muitas vezes não se deseja rastrear todos os arquivos de seu projeto no repositório Git. Com 4D v19 R2, 4D oferece a possibilidade de definir o que não rastrear em um novo projeto, adicionando automaticamente um arquivo .gitignore padrão na pasta do projeto com uma lista de arquivos e pastas padrão a serem excluídos.

 

assinatura automática de componentes em mac

Com 4D v19 R2 e em aparelhos Mac, os componentes construídos são automaticamente assinados por 4D, usando os certificados definidos pelo usuário ou por uma assinatura Adhoc, se nenhum certificado for especificado. Isso permitirá aos desenvolvedores de componentes distribuir componentes assinados para que os usuários finais não tenham que assiná-los antes de seu uso.

mostrar documentação online diretamente do editor de código

Com 4D v19 R2, pode acessar os detalhes das funções de classe sem ter que pesquisar no site da documentação. Simplesmente apertando a tecla F1 ou clicando no elemento “Goto definition…” no menu contextual, a documentação online da função será aberta.

4D Write Pro

Novas opções de exibição de imagem

A partir de 4D v19 R2, Imagens ancoradas ou inlines dentro de documentos 4D Write Pro podem usar sete novos tipos de formatação graças ao novo atributo wk image display mode:

  • Escalado para ajustar (padrão)
  • Truncado
  • Truncado centrado
  • Proporcional
  • Proporcional centrado
  • Replicado
  • Replicado centrado

Também tornamos mais fácil formatar as imagens usadas como documentos de fundo, seções, parágrafos, etc, graças ao novo atributo: wk background display mode.

4D View Pro

tabelas dinâmicas com SpreadJS v14.1

4D v19 R2 vem com uma nova versão de SpreadJS que introduz tabelas pivot. Se seus usuários incluírem pessoal de vendas ou marketing, essa funcionalidade vale a pena uma tentativa, pois permite facilmente resumir e analisar os dados diretamente da fita 4D View Pro.

CSV: Novos formatos de importação/exportação

4D v19 R2 permite a importação e exportação de arquivos CSV. Um formato que é um formato comum de intercâmbio de dados e amplamente apoiado por muitas aplicações. Ele permite, por exemplo, exibir ao usuário um arquivo CSV de outro sistema de informação usando o documento VP Import documentVP Export document que é compatível com formatos de arquivo de texto delimitado como CSV.

gerenciamento de planilhas

Se precisar criar, ocultar ou remover uma folha de cálculo, ou se apenas quiser saber em qual planilha está o usuário, 4D v19 R2 permite gerenciar suas planilhas com programação nos documentos 4D View Pro.

Quatro novos comandos foram adicionados com estes propósitos:

  • VP SET SHEET COUNT: pode definir o número de planilhas que quiser.
  • VP ADD SHEET: pode inserir um local específico com um nome personalizado.  
  • VP SET SHEET NAME: dá um nome mais relevante a seus usuários
  • VP SET CURRENT SHEET: mudar a folha selecionada. 
  • VP SET SHEET OPTIONS: ocultar uma folha porque contém apenas informação para cálculo.

Gerenciar quebras de página em UI

Com 4D v19 R2, o gerenciamento de quebras de página da interface de usuário é possível graças a novas entradas no menu contextual “Adicionar quebra de página” e “Remover quebra de página,” assim como mostrando ou ocultando linhas de impressão  com os novos comandos VP SET SHOW PRINT LINES e VP Get show print lines.

Quer saber mais? Leia todos os blogs posts sobre 4D v19 R2