Novidades em 4D v18 R2

banco de dados Projeto

editor de formulário melhorado

Usando o Editor de Formulário, pode construir formulários complexos com objetos distribuídos em vistas múltiplas que podem ser escondidas ou mostradas conforme necessário. A experiência de usuário do Editor de formulário foi amplamente melhorada em 4D v18 R2. Agora pode instantaneamente saber se as vistas estão em uso, graças ao botão na barra de ferramentas do Editor de Formulário que abre a paleta de Vistas.

Em bancos de dados projetos, este botão pode ter dois aspectso diferentes:

  • Contorno cinza claro: Todos os objetos pertencem a visão padrão.
  • Cinza escuro sólido: se ao menos um objeto pertencer a uma vista que não seja a vista padrão.

Ao mesmo tempo, várias ações também foram oferecidas para simplificar o design de formulário. Por exemplo, inicialmente só uma única vista era criada: a vista padrão. Pode então criar quantas vistas adicionais quantas forem necessárias e mover objetos nelas. Pode não apenas selecionar uma vista especifica para trabalhar nela, mas também pode apagar uma vista se for desnecessária (por exemplo, se não contém objetos). 

 

propriedades relacionadas a programação

controle sua área de trabalho

Com o sistema de gráfico 4D v18 R2 os elementos tais como macOS dock ou a taskbar de Windows são levados em consideração de modo a que possa usar a área de trabalho disponível inteira. Um parâmetro opcional ao comando SCREEN COORDINATES foi adicionado: Screen work area. Desse jeito, pode ter certeza que sua janela de aplicação está na área visível  (especialmente em modo SDI em Windows).

 

“Aliases” de usuário armazenados no histórico

O comportamento do comando SET USER ALIAS foi estendido em 4D v18 R2 permitindo que saiba que saiba quem fez o que. Agora quando um alias (apelido) é estabelecido, também é armazenado no histórico. Isso permite que recupere o usuário correto, mesmo se vários usuários partilharem o mesmo computador ou conta de sistema. O nome de usuário é exibido em:

  • a análise de Atividade MSC e tabs Rollback,
  • o diálogo exibido com o comando CHECK LOG FILE,
  • e no arquivo JSON gerado por LOG FILE TO JSON

 

Emails

Receba emails com POP3

4D v18 R2 oferece a primeira parte de uma função para receber emails. Agora pode localmente baixar seus emails e removê-los de seu servidor de email via POP3 graças ao novo comando POP3 New transporter. O Post Office Protocol (POP) é um protocolo padrão de internet para recuperar email de um servidor de mail. Este padrão é útil para ações tais como conectar-se ao servidor POP3, recuperar as mensagens para processá-las automaticamente (armazenar em seu banco de dados local), e apagá-las do servidor. Adicionalmente, vários métodos foram adicionados permitindo que maneje seus emails:

  • getMailInfoList(): Returns information about all of the messages in your mailbox.
  • getMailInfo(): Returns information about a single message.
  • getMail(): Lets you download specific messages by passing a message number returned by getMailInfoList() as a parameter.
  • delete(): Flags specified messages to be deleted during the session closure.
  • getBoxInfo(): Returns the number of emails in your mailbox and the size of the mailbox.
 

4D Write Pro

gerencie fórmulas dentro de documentos

4D v18 R2 inclui um conjunto de comandos para que possa manejar fórmulas dentro de seus documentos 4D Write Pro:

  • WP Get formulas: Recupera todas as fórmulas dentro de um escopo específico (documento inteiro ou partes mais específicas como corpo, segunda seção, cabeçalho esquerdo, etc.),
  • WP Insert formula: Insere uma expressão como um objeto fórmula dentro de qualquer range,
  • WP Compute formulas e WP Freeze formulas: Pode ser usado de modo similar (ou seja, usando um escopo). Reavalia todas as expressões de um documento ou simplesmente congela apenas as expressões pertencendo aos rodapés.

 

apagar imagens

Apagar imagens inline ou ancoradas pode ser feito usando o novo comando WP DELETE PICTURE. Simplesmente recupe a imagem que quer apagar por sua ID (usando WP Get element by ID) ou por sua posição (usando WP Get elements), então chame o comando.

4D View Pro

Gerencie linhas e colunas

4D v18 R2 inclui novos comandos para gerenciar linhas e colunas. Esses comandos permitem adaptar melhor seus documentos às suas necessidades. Colunas e linhas podem ser adicionadas ou removidas, ou ter seu tamanho, visibilidade e etiquetas de cabeçalho definidas com os comandos abaixo:

  • VP INSERT ROWS ou VP INSERT COLUMNS: Adicione linhas ou colunas passando uma range contendo a primeira coluna ou l inha como um parâmetro e o número de linhas ou colunas a adicionar.
  • VP SET COLUMN COUNTVP SET ROW COUNT: Define o número de colunas e linhas exibidas. Como padrão, uma panilha 4D View Pro contendo 100 colunas e 1.000 linhas.. 
  • VP DELETE ROWS ou VP DELETE COLUMNS: Remove linhas ou colunas específicas. 
  • VP SET COLUMN ATTRIBUTESVP SET ROW ATTRIBUTES: Especifica largura de coluna ou altura de linha; adiciona uma quebra de página para impressão; esconde ou mostra colunas ou linhas; ativa ou proibe o redimensionamento de colunas ou linhas pelos usuários; muda as etiquetas de cabeçalho de coluna ou linha.

bloqueie linhas ou colunas

4D v18 R2 já vem com um novo comando: VP SET FROZEN PANES para ajudar a criar painéis. Se tiver uma grande tabela de dados, pode ser útil manter uma área da planilha visível enquanto rola para outra área. Com esse comando, pode criar até 4 painéis em sua área: um na esquerda, um acima, um à direita, e outro abaixo.

Quer saber mais? Leia todos os  blog posts sobre 4D v18 R2