Novidades em 4D v17 R3

4D for ios – Preview

Formatos de dados

Um novo conceito foi introduzido em 4D v17 R3: formatos de dados. Permitem que defina tipos de dados específicos para seus campos para que o conteúdo seja exibido no formato correto. É possível rapidamente mudar o formato padrão de seus campos para exibir o formato de sua escolha, como moeda, booleano, porcentagem, datas e muito mais.

 

Crie sua própria lista e modelos detalhados de formulários

4D for iOS já oferece várias listas e modelos de formulário detalhados para cobrir a maior parte de suas  necessidades. Com 4D v17 R3, você pode facilmente criar sua própria lista e modelos de formulário detalhados. Simplesmente crie uma pasta …/Resources/Mobile/form/detail para formulários detalhados ou a pasta …/Resources/Mobile/form/list para formulários lista, para que seus próprios modelos de formulários estejam disponíveis

 

adicione seus próprios ícones

4D for iOS tem uma grande biblioteca de ícones cobrindo diversas áreas tais como: comércio, finanças, educação, governo, saúde, indústria, imóveis, serviços,etc. . 4D v17 R3 oferece a habilidade de adicionar seus próprios ícones para a biblioteca. Crie uma pasta …/Resources/Mobile/medias/icons e arraste e solte seus ícones nela.

 

4D Write Pro

novos atributos para evitar linhas viúvas, órfãs e quebras de página

Com 4D v17 R3, novas opções foram adicionadas a 4D Write Pro para ajudar a evitar linhas viúvas e órfãs para parágrafos ou tabelas, e a evitar quebras de páginas dentro de parágrafos ou tabelas.

Linhas viúvas e órfãs são linhas no começo ou final de um parágrafo que ficam soltas no topo ou fundo do parágrafo. Para evitá-las, agora há um novo atributo com o comando WP SET ATTRIBUTESwk avoid widows and orphans. Os valores disponíveis para esse atributo são wk true ou wk false. Quando esse atributo for estabelecido para um parágrafo ou tabela,  4D Write Pro impede que esse parágrafo ou tabela tenha uma única linha separada em outra página.

Para quebras de página dentro de parágrafos ou tabelas, foi um novo atributo foi criado: wk page break inside. Os valores disponíveis são wk avoid ou wk auto. Essa opção é útil quando não quiser que um parágrafo, vários parágrafos, ou uma tabela, sejam quebradas entre duas páginas.

 

criar cabeçalhos e rodapés com código

Com 4D v17 R3, é possível usar código para criar um cabeçalho e um rodapé para uma dada seção. Dois novos comandos foram adicionados: WP New header e WP New footer. Também é possível usar código para apagar um cabeçalho e um rodapé com os comandos WP DELETE HEADER e WP DELETE FOOTER.

 

layout de página em 4d write pro

A partir de 4D v17 R3, é possível definir o tamanho de página, orientação e margens com código. Novos atributos que podem ser usados com os comandos WP SET ATTRIBUTESWP GET ATTRIBUTES estão à sua disposição. Pode estabelecer as propriedades para um documento  4D Write Pro inteiro. Os valores abaixo são usados como padrão para todas as seções do documento ou podem ser mudadas para uma seção em particular:

  • wk page widthwk page height – para tamanho de página
  • wk page orientation – para orientação de página
  • wk page marginwk page margin leftwk page margin rightwk page margin topwk page margin bottom – para margens de páginas
 

 

gerenciar seções com código em 4d write pro

4D v17 R3 introduz o conceito de seções. Uma seção permite que obtenha vários layouts dentro do mesmo documento. Por exemplo, cada seção pode ser definida com diferentes tamanhos, orientações de página, margens, cabeçalhos, rodapés, etc. Com isso se pode criar documentos complexos e belamente projetados. Seções podem ser manipuladas com código pelo comando WP Get sections, permitindo que recupere uma coleção de seções em seu documento. O comando WP Get section pode ser usado para recuperar a seção atual. Para mudar os atributos de uma seção específica, pode passar a referência de seção para os comandos WP SET ATTRIBUTES e WP GET ATTRIBUTES. Também pode criar subseções com código usando o novo comando WP Create subsection.

linguagem 4D

mais comandos thread seguros

Em todos os novos comandos thread seguros, suas aplicações podem aproveitar ao máximo os computadores multi-núcleos. Isso resulta em respostas mais rápidas para petições simultâneas.

Os comandos abaixo agora são thread seguros: COMPRESS BLOBEXPAND BLOBBLOB PROPERTIESENCRYPT BLOBDECRYPT BLOBGENERATE ENCRYPTION KEYPAIRGENERATE CERTIFICATE REQUESTRECEIVE BUFFERSET DEFAULT CENTURYGET DOCUMENT ICONTRANSFORM PICTURESVG EXPORT TO PICTUREGet localized document pathGet database localizationLOCKED BYLOG EVENTCurrent client authenticationGET MEMORY STATISTICS.

 

 

Novos parâmetros para melhorar testes de bancos de dados

Produtos 4D podem ser lançados usando parâmetros de comandos de linha para permitir testes ou lançamento. Com 4D v17 R3, novos parâmetros foram adicionados para oferecer mais flexibilidade quando abrir seus bancos de dados:

–opening-mode: define a abertura de seu banco de dados em modo interpretado ou compilado.

–create-data: cria new data se o arquivo de dados atual for not found (não encontrado) ou com um nome específico se –data for passado.

–user-param: envia uma string que pode ser lida depois que o banco de dados for lançado usando o comando GET DATABASE PARAMETER.

4D view Pro

Use documentos MICROSOFT EXCEL (.xlsx) com 4D VIEW PRO

Com 4D v17 R3, os comandos 4D View Pro VP IMPORT DOCUMENT e VP EXPORT DOCUMENT foram melhorados. Agora são compatíveis com arquivos que usam a extensão .xlsx (Microsoft Excel). Pode passar seu caminho de arquivo aos comandos para iniciar e executar.

 

mais capacidades de programação

crie seus objetos de fórmula

Com 4D v17 R3 e o comando New formula, pode criar fórmulas como objetos. Pode passar parâmetros ou acessar o conteúo do objeto fórmula. Fórmulas como objetos podem realizar cálculos para atributos de objeto a serem passados a um método. Objetos podem agora ter seu próprio call back ou manejamento de erros. Se já usar ORDA ou estiver criando código clássico baseado em seleção, objetos se tornaram mais poderosos.

 

EXPORTe o arquivo de estrutura em texto simples

Com 4D v17 R3, pode exportar o arquivo de estrutura (.4DB) como texto em vários arquivos. Uma possibilidade com esta propriedade é armazenar seu cóigo em um repositório de controle de fonte. Duas opções de exportação estão disponíveis:

  • ou através de um novo item de menu que está disponível no menu “Arquivo/Exportar” . Isso vai abrir uma janela para escolher o local da pasta de exportação. Então pode simplesmente validar sua escolha para exportar seu banco de dados em arquivos texto.
  • Ou pode usar o novo comando Export structure file para automatizar o processo.

 

 

EXPORTar um formulário clássico 4d para formulário dinâmico

Com 4D v17 R3, um novo comando FORM Convert to dynamic está disponível, o que permite exportar a um formulário clássico 4D (armazenado em .4DB file) a um formulário dinâmico. Pode passar o nome de formulário e receber um objeto descrevendo o formulário. Então, dependendo das necessidades, pode mudar suas opções de formulário tais como tamanho de fonte ou a posição de objetos na tela.. 

 

obtenha informação sobre a aplicação rodando

O novo comando Get application info recupera informação sobre a atividade e configuração de rede de seu banco de dados ativo.Esse comando pode ser chamado em um cliente remoto ou em um 4D Server. Além disso, o novo seletor OpenSSL version está disponível para o comando Get database parameter

 

Quer saber mais? Leia todos os posts sobre 4D v17 R3