Novidades em 4D v19 R5

4D View Pro

Nova versão de spreadJS – v15.0.4

Com 4D v19 R5, 4D View Pro tem uma nova versão de SpreadJS, v15.0.5, com melhorias e novas funcionalidades criadas para acelerar seu desenvolvimento 4D View Pro. Por exemplo:

  • TableSheet e Data Manager: Esta visão de tabela tipo data-bound inclui um gerenciador de dados relacional que torna mais rápida a ordenação, filtragem e outras operações de gerenciamento de dados.
  • Melhorias de Ribbon: 
    • Impressão: O Ribbon ou faixa de opções agora é compatível com a impressão de diálogos de configuração de página. Esse diálogo inclui abas para Páginas, Margens, Cabeçalhos/Rodapés e Planilhas, permitindo controlar as opções familiares de impressão de planilhas SpreadJS (detalhes sobre impressão na seção abaixo).
    • Texto para colunas: Pode converter delimitadores de texto em uma célula para texto ao longo de múltiplas colunas, dividindo o texto com o uso do delimitador.
    • Remover Duplicatas: A nova opção Remover Duplicatas pode ser usada para remover dados redundantes.
    • Mudar posição de Sheet Tab: A posição da faixa de abas da planilha pode ser mudada com um item de menu contextual.

 

interface de impressão

Para tornar mais fácil estabelecer a impressão para seus clientes, a interface Ribbon agora é compatível com configurações de impressão com uma aba “Layout de página” e um diálogo “Configurações de Página”. Esse diálogo inclui abas para Página, Margens, Cabeçalho/Rodapé, e Planilha, permitindo usuários gerenciar opções no comando VP SET PRINT INFO.

Preencher suas planilhas com contextos de dados

4D View Pro oferece novas maneiras de carregar seus dados e criar modelos: o contexto de dados. Permite criar seu documento com placeholders (marcadores de posição) e preenchê-los configurando seus contextos de dados. 

4D Write Pro

Definir contextos de dados

4D v19 R5 introduz ORDA e desenvolvimento orientado a objetos para documentos 4D Write Pro. Documentos 4D Write Pro geralmente contém formulas retornando dados ou cálculos dependendo do banco de dados. Graças ao contexto, associar estes dados com documentos é fácil como usar a palavra chave This.

cabeçalhos de tabela

Essa propriedade traz uma opção de exibição de tabela disponível por programação ou através de widgets da interface 4D Write Pro. A partir de 4D v19 R5, pode definir cabeçalhos em tabelas e automaticamente repeti-los depois de uma quebra de coluna ou de página. 

parágrafos conectados

Para ter melhor controle do layout de documentos, 4D v19 R5 pode escolher se um parágrafo e o que o segue devem permanecer conectados (não podem ser separados por uma quebra de página ou coluna).

 

melhorias de Interface de widgets

4D v19 R5 traz novas funcionalidades para a interface de widgets:

  • Um menu foi adicionado para inserir fórmulas em ambas as interfaces.
  • Também adicionamos vários atributos de parágrafos para melhor respeitar regras de tipografia e ter documentos com melhor estética e mais legíveis, por exemplo:
    • Controle de linhas viúvas e órfãs
    • Impedir quebras de página internas
    • Manter com o próximo
    • Altura de linha
  • No widget da barra lateral, pode gerenciar quebras de página, seção, colunas e parâmetros de vista como orientação, formato, tipo (esboço, página ou embebido), ou visibilidade de alguns elementos (caractere invisível, cabeçalho, rodapé).
  • Como para o widget de barra de ferramentas, adicionamos a possibilidade de preencher os campos títulos, autor, tema, empresa e notas.

 

Linguagem 4D

permitir que componentes publiquem classes

Se sua aplicação estiver rodando em modo binário, essa funcionalidade permite aproveitar de desenvolvimento de classes e desenvolvimento orientado a objeto usando um componente (em modo projeto) para criar suas próprias classes e usá-las a partir de sua aplicação (baseada em modo binário). A partir de 4D v19 R5, uma nova seção Componente foi adicionada para Configurações de Estrutura -› Geral permitindo configurar como suas classes de componentes e funções serão expostas no editor de método 4D quando o componente for instalado.

parâmetros Forward de uma função ou método para outra

Com 4D v19 R5, desenvolvedores não tem que manejar parâmetros complexos (contar parâmetros count, tipos de valores) quando chamar uma função e passar parâmetros.

Um  novo comando é fornecido, Copy parameters, que permite passar parâmetros usados para uma função ou método de chamada para outro método/função. Isso resulta em um código mais leve e fácil de ler. 

Leia a documentação >

comunicação Formulário e subformulário

A partir de 4D v19 R5, associar uma variável com um subformulário foi enriquecida com as possibilidades de interfaces e comunicações entre formulários e subformulários. Os meios de comunicação agora são simplificados por dois novos comandos: OBJECT Get subform container valueOBJECT SET SUBFORM CONTAINER VALUE

 

Lançamento

gerenciamento diretório arquivo em projetos servidor fusionado

Do lado do servidor, o usuário atual sempre é o Designer, e portanto acesso ao runtime explorer é sempre permitido. Se preferir mudar este comportamento, 4D v19 R5 permite restringir administradores do acesso ao Explorador de dados e Explorador de execução em seus servidores fusionados lançados.

 
 

reduzir o tamanho das aplicações cliente

4D v19 R5 traz várias melhorias para construção de aplicações 4D. Para começar, pode remover bibliotecas desnecessárias (como CEF/Web Area, PHP, Mecab, 4D Updater) para reduzir o tamanho de suas aplicações. Também mudamos o diretório final quando construir uma estrutura compilada para acomodar aquelas usando múltiplas versões compiladas da mesma estrutura. E para nossos clientes japoneses, fusionamos no Mac a versão japonesa de 4D e a internacional.

LOGS

Reorganização de histórico de diagnóstico

Históricos de diagnóstico são cada vez mais críticos para avaliação de problemas Reorganizamos tudo ao melhorar e adicionar uma forma de filtrar conteúdos (níveis de log tais como traço, depuração, informação, avisos e erros). Graças ao novo parâmetro Diagnostic log level, poderá controlar o fluxo de logs e manter sua quantidade baixa, registrando apenas o que realmente precisa.

ORDA

Otimizar performance com controle completo sobre petições REST

4D v19 R5 dá melhor controle sobre os contextos ORDA e cache para Client/Servidor e REST para melhorar a performance.

 

4D for Mobile

4D v19 R5 traz muitas novidades com 4D for Android e 4D for iOS Editor:

  • A interface do editor é totalmente compatível com modos claro e escuro.

 

Para 4D for Android (já disponível em 4D for iOS):

  • Transforme sua aplicação em um scanner de barcode para preencher em um input de texto,
  • Permita assinar diretamente na entrega da aplicação, em um relatório de intervenção, em uma estimativa,
  • Interagir com aplicações diferentes tocando um campo na tela:
    • um endereço para exibir um mapa mostrando o local automaticamente,
    • um número de telefone para chamar ou adicionar um contato de usuário,
    • um email para abrir o app de correio,
    • uma URL para abrir uma URL no navegador web.
  • Cria seus formatadores Kotlin para necessidades específicas.
 

AREA Web

Novo motor de renderização para sistema Windows

A partir de 4D v19 R5, se usar o motor de renderização de sistema, 4D usa Microsoft Edge WebView2. Esta mudança permite aproveitar de funcionalidades modernas para browser com as últimas atualizações de funcionalidade e segurança. Por exemplo, Microsoft Edge pode ser usado para exibir PDFs.

 
 

Quer saber mais? Leita todos os posts sobre 4D v19 R5