Novidades em 4D v19 R3

ORDA

Compatibilidade total com BLOB

A partir de 4D v19 R3, Blobs são compatíveis com ORDA, como qualquer outro tipo, permitindo que desenvolvedores ORDA usem atributos de tipo BLOB em operações de entidades. 

atributos de computação

Uma nova maneira de anexar mais lógica de negócios à suas classes ORDA e Classes! Acabou a era onde você tinha que definir suas fórmulas relacionadas a negócios (como concatenações de strings ou computação de impostos sobre valor agregado) em sua 4D UI! Agora pode definir cálculos complexos diretamente em suas Classes e usar o resultado como faria em qualquer outro campo estruturado em Rest API ou em sua interface de usuário baseada em ORDA. Seu negócio merece Classes!

comparar duas seleções de entidade

Para trabalhar eficientemente com programação orientada a objeto usando tão poucas linhas de código quanto possível, precisa de funções robustas e otimizadas. É por isso que com 4D v19 R3, temos uma nova função disponível no objeto entitySelection: a função selected(). Graças a isso, poderá inspecionar e comparar duas seleções de entidade.

 

 

4D for iOS

controles de input de ação

Até agora, formatadores personalizados permite conectar texto ou imagens aos conteúdos de um campo, tais como substituir com uma imagem ou 1,2,3 com etiquetas de texto. 4D v19 R3 permite criar controles de input de ação disponíveis de formulários ação, tais como criar uma lista de escolha com um texto predefinido. E melhor ainda, essa lista pode ser preenchida dinamicamente usando uma datasource como uma lista de funcionários.

Controles de input de ação são formatadores de ação dedicados que permitem que crie uma lista estática JSON ou uma lista dinâmica usando datasources. Isso assegura que sempre terá listas atualizadas diretamente de sua aplicação móvel.

 

interação com apps nativos apple

Outros controles de input de ação estão disponíveis; adicionam módulos em seus formulários de ação parat interagir com apps nativos Apple. Vários estão disponíveis na galeria, tais como:

  • phoneContact: para pesquisar por um número de telefone diretamente do app Apple Contacts,
  • emailContact: para pesquisar por um email de contato diretamente do app Apple Contacts,
  • currentLocation e currentLocationAddress: para preencher o local atual do usuário do app com as coordenadas (latitude e longitude) automaticamente.

Para usar os controles nos projetos móveis, precisa incluí-los para formatadores ou listas personalizadas e formulários detalhados em seu banco de dados. Para fazer isso, crie um pasta especial “inputControls”, baixe o controle de input que melhor se adapta da sua galeria, descomprima e arraste-o para a pasta inputControls.

 

critérios de ordenação e parâmetros de ação

Definir critérios de ordenação e parâmetros de ação foram melhoradas para um trabalho mais rápido e eficiente.

Em Sort action, se pode facilmente mudar o critério de ordenação usando uma simples caixa dropbox, permitindo escolher outro campo entre os disponíveis. Para as ações Add e Edit, uma mensagem indica um parâmetro linkado a um campo existente no fundo do painel de parâmetros de ação.

 
 
 
 

4D for Android

Depure seus apps móveis em aparelhos android

4D v19 R3 adicionou a possibilidade de depurar a aplicação móvel diretamente de um aparelho Android. O procedimento exibe apenas dois passos para ver seu app rodando em seu aparelho de escolha:

  • ative USB Debugging nas configurações de Opções de Desenvolvedor,
  • quando seu smartphone estiver conectado, selecione seu aparelho físico na lista e clique em “Build and Run.”

Email

4D e Microsoft 365 access

Depois da introdução da autenticação OAuth 2.0 para acessar emails através de transportadores IMAP, SMTP, ou POP3, 4D continua a implementar o protocolo OAuth 2.0 com 4D v19 R3 e fornecer maneiras de pedir facilmente por programação um token da plataforma de identidade Microsoft para acessar seu Microsoft 365.

 

Securança

bcrypt para senhas

A partir de 4D v19 R3, todas as senhas usam “hash” com o algoritmo bcrypt. Um algoritmo leva muito mais tempo para computar, evitando que algoritmos de força bruta recuperem a senha original.
Tudo é automático; não precisa mexer nas configurações ou criar linhas de código. Quando uma senha é mudada na  barra de ferramentas ou usando um comando CHANGE PASSWORD ou Set user properties, o hash bcrypt é armazenado. E durante a autenticação, 4D reconhece automaticamente se a senha foi armazenada com métodos legado ou bcrypt de forma que os usuários possam continuar a se registrar sem mudar sua senha. 

Arquivos e pastas

Compatibilidade com LZMA, o novo algoritmo de compactação

Com 4D v19 R3, o comando Zip Create Archive agora é compatível com um novo algoritmo de compactação: o LZMA. A vantagem desse algoritmo é que cria arquivos de tamanho menor que o algoritmo normal de zip. Pode passar um objeto “zipArchive” ao comando para personalizar seu zip. Isso permite escolher o algoritmo de compactação, o algoritmo de criptografia e algumas outras opções.

4D Write Pro

Diálogo de configuração Imagem

O componente de interface 4D Write Pro oferece um novo diálogo de configurações Picture, que permite definir facilmente:

  • o tamanho da imagem,
  • o formato de exibição,
  • margens e preenchimento,
  • e a posição na página das imagens ancoradas.

 

O diálogo pode ser exibido no menu contextual ou em u m evento como “on double click” no formulário usando o método de componente “WP”. Ou do menu contextual ou de um evento como “on double click” no formulário usando o método de componente “WP PictureSettings”.

Esse lançamento futuro também adiciona a possibilidade de adicionar uma imagem de uma URL a partir de um widget na barra de ferramentas. 

Quebra de seção contínua

A partir de 4D v19 R3, 4D Write Pro é compatível com quebras de seção contínuas. Uma quebra de seção contínua cria uma seção mas sem causar uma quebra de página. Isso permie, entre outras coisas, ter números diferentes de colunas na página.

Inserir uma quebra de seção contínua pode ser feito:

  • Por programação via o comando WP Insert break, o que permite um novo valor: wk continuous section break.
  • Usando um menu com uma ação padrão associada. Ou ainda mais simplesmente, ao adicionar uma ação padrão a um botão.
  • Ou através da interface de usuário.

gerenciamento de visibilidade de Fórmulas

Várias opções de exibição estão disponíveis para documentos 4D Write Pro. Além dessas opções, há agora uma opção wk formula highlight, que pode ter 4 valores possíveis:

  • 0: sem ressaltar, nem nas fórmulas nem nos valores
  • 1: ressalta só as fórmulas (valor padrão)
  • 2: ressalta apenas os valores
  • 3: ressalta fórmulas e os valores.

Além de gerenciar a disponibilidade de ressaltar por código, isso pode ser usado com ações padrão. Podem ser associados com caixas de seleção, botões padrão e listas dropdown.

Exportar para formato SVG

Documentos 4D Write Pro podem ser exportados em formatos diferentes: pdf, texto simples, Microsoft Word, HTML… além desses formatos agora temos disponível o formato SVG. Isso permite, por exemplo, criar uma imagem da primeira página para a preview rápida, usável em ambas plataformas e em um navegador ou aparelho móvel, ou inserir um bloco 4D Write Pro dentro de outro documento, tal como o documento 4D View Pro.

SVG sendo um formato de imagem dá a possibilidade de escolher qual página de seu documento quer exportar. A imagem final será baseada na renderização da página de seu documento. Leva em conta as opções de layout tais como orientação, margens, etc.

 

Programação

Depuração no servidor com sessões escalonáveis web

Sessões web escalonáveis foram uma melhoria importante de v18 R6. Permite usar 4D tags, 4D actions, e REST API em modo premptivo, mesmo quando em modo interpretado, em um servidor 4D. Entretanto, para depuração, é preciso abrir seu ambiente de desenvolvimento no servidor para trocar para modo cooperativo – já que a janela de depurador não pode ser aberta em processos preemptivos. A partir de  4D v19 R3, simplificamos esse processo para depurar no lado do servido simplesmente anexando o depurador nele.

Acessar os parâmetros de método que não existem

4D v19 R3 adiciona a possibilidade acessar todos os parâmetros de método sem erros, mesmo se alguns não foram passados por um chamante. Dessa maneira, o código é mais direto e mais fácil de ler sem todas as palavras chave “if”.

Build da aplicação

building de aplicações Simplificadas de plataforma cruzada cliente/servidor em Windows

Com a introdução de Silicon, construir aplicações cliente/servidor de plataforma cruzada mudou. Se construir seu servidor em Mac, não há problemas, pois pode compilar em plataformas Intel e Silicon. Mas em Windows, não é possível compilar para Silicon Mcs. 4D v19 R3  introduz novas funcionalidades para reduzir os números de arquivos de seu Mac para sua máquina Windows. Quando construir o cliente em Mac, 4D vai também gerar um diretório de banco de dados Compilado. Essa pasta contém apenas o código compilado para sua aplicação e, assim, relativamente pequeno.

Web area

compatibilidade com Webcam

4D v19 R3 permite que exiba conferências de vídeo de fontes diferentes como Zoom, Microsoft Teams, Kopano e outros, com compatibilidade com os streams de áudio e vídeo na área web! Se quiser usar sua webcam em uma área web, simplesmente crie uma área web com o parâmetro Use embedded Web rendering engine marcado. A compatibilidade com streams de vídeo na área web é automática; depende dos seus parâmetros de sistema.

editor de código

navegação simplificada entre código, documentação e explorer

Quando criar um formulário ou escrever uma nova função ou método, precisará:

  • acessar o explorador para preencher um formulário em sua pasta,
  • acessar o explorador para escrever a documentação para o método,
  • ver a documentação de um comando no site 4D online,
  • ver a documentação de um método de um componente,
  • acessar o código da função que quisermos usar em nosso método para fazer algumas modificações,
  • navegar facilmente entre as diferentes funções de uma classe

Em 4D v19 R3, adicionamos alguns itens de menu e uma nova lista no editor de código para permitir que navegue entre os diferentes elementos de um projeto.

Logs/registros de histórico

Arquivo de configuração para registro histórico

Como parte de nosso projeto de melhoria dos registros de histórico, 4D v19 R3 adiciona duas novas funcionalidades:

  • a habilidade de instantaneamente pausar o registro,
  • e uma maneira de fornecer a times maneiras para ajudar rapidamente a que seus clientes configurem seus logs através de um arquivo de configuração.

Interface de usuário

Desenvolver com 4D em um ambiente escuro em macOS

Desde 4D v19, já é possível criar aplicações em macOS compatíveis com modo escuro, dando a possibilidade aos seus usuários de escolher um estilo claro ou escuro em suas aplicações. Com 4D v19 R3, oferecemos aos desenvolvedores essa escolha de como desenvolver sua aplicação. 4D Developer Edition integra facilmente com o visual claro ou escuro de macOS.

 
 

Quer saber mais? Leia todos os blog de 4D v19 R3