Listbox : mais possibilidades de programação!

Tradução automática de Deepl

Deseja fazer programação genérica utilizando caixas de listagem? Então esta funcionalidade é para si!

Com 4D v16 R2, mais de 20 novas propriedades das caixas de listagem podem ser dinamicamente manipuladas por código para que os programadores 4D tenham agora o controlo total sobre o objecto de formulário da caixa de listagem ! Entre uma longa lista: multi-estilo, wordwrap, edição com um único clique, modo truncagem, largura mínima e máxima da coluna e muito mais. As propriedades aplicam-se a toda a caixa de listagem, às suas colunas, ou a ambas.

Não há mais propriedades disponíveis apenas no Modo Design através da Lista de Propriedades: cada propriedade pode agora ser definida e obter usando 2 comandos: LISTBOX SET PROPERTY e LISTBOX Get property.

Esta característica é muito útil para a programação genérica de formulários e componentes. Tomemos um exemplo: quando uma caixa de listagem está vazia (sem colunas nem dados) e se criam colunas dinamicamente utilizando a linguagem 4D (LISTBOX Insert column, LISTBOX Duplicate column) ou instruções SQL(Seleccione * de… em “Listbox”), pretende definir as definições para cada coluna de acordo com o seu tipo de conteúdo. É agora possível definir cada propriedade para cada coluna, como se estivesse em modo de desenho!

O exemplo de base de dados abaixo demonstra como a nova LISTBOX SET PROPERTY e LISTBOX Get property Os comandos funcionam com todas estas novas propriedades (mais de 20) mais alguns “antigos” que agora também podem ser definidos (e não apenas obter) usando estes poderosos comandos:

Exemplo de base de dados

lb_setmultistyle lb_setexpression

Para mais pormenores, consultar o manual de referência linguístico.

Roland Lannuzel
- Proprietário do produto & Especialista 4D - Depois de estudar electrónica, a Roland entrou nas TI industriais como desenvolvedor e consultor, construindo soluções para clientes com uma variedade de bases de dados e tecnologias. No final dos anos 80, apaixonou-se pela 4D e utilizou-a para escrever aplicações comerciais que incluem sistemas de contabilidade, facturação e correio electrónico. Juntando-se à empresa em 1997, as valiosas contribuições de Roland incluem a concepção de especificações, ferramentas de teste, demonstrações, bem como formação e palestras para a comunidade 4D em muitas conferências. Ele continua a moldar activamente o futuro da 4D, definindo novas características e ferramentas de desenvolvimento de bases de dados.