4D v19 R3 Beta Começa Hoje

Tradução automática de Deepl

Temos o prazer de anunciar o lançamento dos testes beta para 4D v19 R3! Um dos lançamentos mais ricos que enviámos até agora!

Sem mais demoras, vamos dar uma vista de olhos e ver o que este lançamento de funcionalidades tem reservado para si:

  • A sua lógica comercial vai adorar os novos Atributos Calculados 4D em ORDA, Classes, iOS, e Android.
  • 4D para iOS com funcionalidades que permitem interagir com aplicações nativas da Apple e construir UI’s ainda mais avançadas.
  • Quanto ao 4D para Android, estamos a dar-lhe uma forma de testar a sua aplicação Android num dispositivo real antes de a lançar aos utilizadores.
  • 4D Write Pro é fornecido com um diálogo de definição de imagem, a possibilidade de ter diferentes números de colunas na mesma página com quebras de secção contínuas, e opções adicionais para gerir a visibilidade da fórmula.
  • Aumento da segurança out-of-the-box com o apoio do algoritmo bcrypt para palavras-passe. O que é melhor, não há nada a alterar no código. Tudo é automático.
  • Mais notícias para os entusiastas do modo escuro. Depois de dar aos utilizadores finais uma escolha entre o modo escuro e o modo claro para o aparecimento das suas aplicações, é agora a vez dos programadores escolherem entre estes modos durante o desenvolvimento em macOS.
  • E mais (ver abaixo)!

Descarregar agora 4D v19 R3 (Exclusivo para Parceiros 4D)

ORDA

Apoio total da BLOB

O senhor pediu, e nós entregamos! Começando com 4D v19 R3, os Blobs são totalmente suportados em ORDA, tal como qualquer outro tipo, permitindo aos programadores ORDA utilizar atributos do tipo BLOB em operações com entidades.

Atributos computorizados

Uma nova forma de reunir ainda mais da sua lógica empresarial em aulas e aulas ORDA! Os tempos em que tinha de definir fórmulas relacionadas com negócios (tais como concatenações de strings ou cálculo de IVA) na sua IU 4D terminaram. Pode agora definir cálculos complexos directamente nas suas Classes e utilizar o resultado como faria para qualquer outro campo de estrutura em Rest API ou na sua interface de utilizador baseada em ORDA. As suas regras de negócio merecem Classes!

comparar duas selecções de entidades

Para trabalhar eficientemente com programação orientada a objectos e escrever algumas linhas de código o mais possível, são necessárias funções robustas e optimizadas. É por isso que, com 4D v19 R3, estamos a enviar uma nova função disponível no objecto EntiSelection: a função selected(). Graças a ela, será capaz de inspeccionar e comparar duas selecções de entidades.

4D for iOS

Controlos de entrada de acção

Com formatadores personalizados, já é possível fazer corresponder texto ou imagens ao conteúdo de um campo, tal como substituir macho/fêmea por uma imagem ou 1, 2, 3 por etiquetas de texto. 4D v19 R3 torna as coisas mais emocionantes graças à introdução de controlos de entrada de acção que criam uma lista de escolha com um texto pré-definido. E o que é ainda melhor, esta lista pode ser preenchida dinamicamente usando uma fonte de dados, tal como uma lista de empregadores!

Interagir facilmente com aplicações nativas da Apple

Está disponível outro tipo de controlos de entrada de acção. Eles adicionam módulos que permitem interagir com aplicações nativas da Apple aos seus formulários de acção. Foram concebidos para facilitar a vida dos seus utilizadores, abrindo novas perspectivas através de interacções suaves com o ambiente iOS. Vários deles já estão disponíveis, permitindo-lhe procurar um número de telefone de contacto ou e-mail directamente a partir da aplicação Apple Contacts ou preencher a localização actual do utilizador da aplicação com coordenadas (latitude e longitude) e endereços automaticamente, por exemplo.

Critérios de ordenação e melhorias dos parâmetros de acção

A definição de critérios de classificação e parâmetros de acção foi tornada mais rápida e mais eficiente. Então, o que há de novo?

Em relação à acção Sort , pode agora alterar facilmente os critérios de ordenação da acção utilizando uma simples caixa pendente, o que lhe permite escolher outro campo entre os disponíveis. Uma mensagem indica o campo ligado ao parâmetro seleccionado no fundo do painel Parâmetros de Acção para as acções Adicionar e Editar pré-definidas.

4D for Android

Execute a sua aplicação num dispositivo de hardware

Assim, construiu a sua aplicação Android, é altura de a testar num dispositivo real antes de a lançar aos utilizadores. Com 4D v19 R3, é simples:

  1. Activar a depuração USB nas definições das opções do programador
  2. Assim que o seu smartphone estiver ligado, seleccione o seu dispositivo físico na lista e clique em “Build and Run”.

Programming

Depuração no servidor com sessões web escaláveis

Assessões web escaláveis foram uma melhoria significativa da v18 R6. Permitem utilizar etiquetas 4D, acções 4D, e o API REST em processos preventivos, mesmo em modo interpretado, num servidor 4D. Quanto ao 4D v19 R3, estamos a trazer uma melhoria substancial de depuração: Simplificamos este processo de depuração no lado do servidor, simplesmente anexando o depurador.

Parâmetros do método de acesso NÃO PASSADOS

4D v19 R3 acrescenta a possibilidade de aceder a todos os parâmetros do método sem erros, mesmo que alguns não tenham sido passados por um chamador. Desta forma, o código é mais simples e mais legível sem a repetida palavra-chave “se”.

4D Write Pro

Diálogo de definição de imagem

A componente de interface 4D Write Pro oferece uma nova funcionalidade que irá acelerar a criação de documentos.

Diga olá ao novo diálogo de Definições de Imagem! Permite-lhe definir facilmente:

  • o tamanho da imagem
  • o formato de exibição
  • as margens e o estofamento
  • a posição na página de imagens ancoradas

QUEBRAS DE SECÇÃO CONTÍNUA

Começando com 4D v19 R3, 4D Write Pro suporta quebras de secção contínuas. Uma quebra de secção contínua cria uma secção sem causar uma quebra de página. Isto permite, entre outras coisas, ter diferentes números de colunas na mesma página.

GESTÃO DA VISIBILIDADE DA FÓRMULA

4D v19 R3 dá-lhe novas opções de visualização, facilitando a visualização de elementos externos resultantes de expressões ou fórmulas durante a construção de um documento 4D Write Pro.

EXPORTAR PARA O FORMATO SVG

Os documentos 4D Write Pro já podem ser exportados para diferentes formatos: pdf, texto simples, Microsoft Word, HTML… A esta lista é agora adicionado o formato SVG. Isto permite, por exemplo, criar uma imagem da primeira página para uma visualização rápida, utilizável em ambas as plataformas e num browser ou dispositivo móvel, ou inserir um bloco 4D Write Pro dentro de outro documento, tal como um documento 4D View Pro.

Email

ACESSO 4D E MICROSOFT 365

Após a introdução da autenticação OAuth 2.0 para aceder ao correio electrónico através de transportadores IMAP, SMTP, ou POP3. 4D continua a implementar o protocolo OAuth 2.0 com 4D v19 R3 e fornece uma forma de solicitar facilmente fichas de autenticação da plataforma de identidade da Microsoft para se ligar ao API para o Microsoft 365.

Files and Folders

Apoio LZMA, o novo algoritmo de compressão

Com 4D V19 R3, o comando Zip Create Archive suporta um novo algoritmo de compressão: LZMA. Cria arquivos mais pequenos do que o algoritmo de compressão zip padrão.

Security

SUPORTE PARA SENHAS BCRYPT

Começando com 4D v19 R3, todas as palavras-passe são aceleradas com o algoritmo bcrypt. Este algoritmo leva muito mais tempo a calcular, o suficiente para evitar que os algoritmos de força bruta recuperem a palavra-passe original. Para o pôr em prática, tudo é automático. Não é necessário tocar em nenhuma definição ou linha de código.

Code Editor

NAVEGAÇÃO SIMPLIFICADA ENTRE janelas de desenvolvimento

Em 4D v19 R3, foram acrescentadas características mais orientadas para o desenvolvimento; a mais recente acrescenta alguns itens de menu e uma nova lista no editor de código, facilitando a navegação entre os diferentes elementos de um projecto.

Application Build

Aplicações cliente/servidor multi-plataforma simplificadas construídas em Windows

Com a introdução do Silício, a construção de aplicações cliente/servidor multiplataforma foi alterada. Desde que construa o seu servidor em Mac, não é um grande problema, pois pode compilar tanto para plataformas Intel como para plataformas Silicon. Mas no Windows, não é possível compilar para Macs de Silício. 4D v19 R3 introduz novas funcionalidades que reduzem o número de ficheiros a transferir do seu Mac para a sua máquina Windows. Ao construir o cliente em Mac, 4D também gerará um directório de base de dados compilada. Esta pasta contém apenas o código compilado para a sua aplicação e, como tal, é relativamente pequena.

Web area

Apoio de câmaras Web

4D v19 R3 permite exibir videoconferências de diferentes fontes como Zoom, Microsoft Teams, Kopano, e outras, através do suporte de fluxos de áudio e vídeo em áreas da web.

logs

ficheiro de configuração para registo

Como parte do nosso projecto de melhoramento dos registos, 4D v19 R3 acrescenta duas novas funcionalidades:

  • a capacidade de pausar instantaneamente o registo
  • uma forma de as equipas de apoio ajudarem rapidamente os seus clientes a configurarem os seus registos através de um ficheiro de configuração

User Interface

A DESENVOLVER-SE COM 4D NUM AMBIENTE ESCURO EM MACOS

Desde 4D v19, pode criar aplicações em macOS que suportam o modo escuro, para que possa agradar ao gosto dos seus utilizadores, dando-lhes a possibilidade de escolher entre aplicações de estilo claro ou escuro. Com 4D v19 R3, estamos a fornecer-lhe, como programador, a escolha ao desenvolver a sua aplicação. A 4D Developer Edition integra-se perfeitamente com o aspecto claro ou escuro do macOS.

Precisa de mais detalhes técnicos? Veja a documentação4D v19 R3 Beta sobre o 4D Doc Center.

O seu feedback é muito apreciado e irá ajudar-nos a melhorar a qualidade dos nossos produtos e a servir melhor as suas necessidades. Adoraríamos ouvir a sua opinião sobre qualquer uma das características acima. Contribua para o nosso fórum “beta” (acessível a todos os Parceiros 4D). E não hesite em falar-nos das suas necessidades, levamos os votos muito a sério!

Ainda não é um parceiro? Torne-se um Parceiro 4D e junte-se à conversa!

Avatar
• Líder da equipe Produto 4D - Mathieu entrou a 4D em 2020 como líder de equipe de produtos. Sua equipe é composta por Proprietários de Produto, a voz dos usuários de 4D. Trabalhando lado a lado com o time de engenharia, seu papel implica na priorização, o alcance e a verificação de que as novas funcionalidades coincidam com as expectativas dos usuários de 4D. Mathieu atuou anteriormente como diretor de projetos e gerente de equipe em várias divisões de TI de indústrias líderes - automotriz, segurança, publicidade, especializado em contextos internacionais e serviços orientados à nuvem.