Novidades em 4D v16 R2

Controle de prioridade do Gerenciador de Cache

A partir de 4D v16, 4D 64-bit inclui um gerenciador de chace totalmente otimizado baseado em um mecanismo de gerenciamento de prioridade automático para objetos na memória cache. Com 4D v16 R2, agora você tem o controle total do gerenciamento de prioridade dos objetos na memória cache permitindo uma sintonia fina.

Para uso avançado e casos específicos, pode personalizar as prioridades de cache usando dois conjuntos de comandos 4D:

 

Compatibilidade VMWare vSphere (Hypervisor ESXi) e Windows Server 2016 Snapshot

4D Server Windows 64-bit oferece uma melhor integração com a estratégia de virtualização Enterprise pois agora é compatível com snapshots de Máquinas Virtuais baseada em Serviços Volume Shadow Copy, como VMWare ESXi e Windows Server 2016 fazem. Quando o administrador inicia um  snapshot, o virtualizador (por exemplo VMWare) informa o SO hóspede, como Windows Server, que informa a 4D VSS Writer, que por sua vez informa a 4D Server que um snapshot está prestes a acontecer. O 4D Server se põe em um estado “estável” até o snapshot ser realizado.

A janela de aministração 4D Server Windows 64-bit foi modificada com uma etiqueta adicional “Volume Shadow Copy” para que seja possível a qualquer momento verificar se o serviço  VSS writer está rodando bem.

Régua horizontal 4D Write Pro

Use a régua horizontal em uma área 4D Write Pro para ajustar margens, indentações e alinhar horizontalmente texto, gráficos, abas, e outros elementos em seus documentos 4D Write Pro.

Controle de cor de highlight de seleção de listbox

Uma list box, usando muitas cores diferentes para fundos e fontes, pode não combinar bem com o hightlight de seleção automática, que depende das configurações do sistema operacional. Agora é possível ter controle detalhado sobre cores de highlight para cada linha e mesmo cada célula.

Uma nova opção foi adicionada a lista de propriedades list box: Hide selection highlight (esconder highlight de seleção). Quando esta opção estiver marcada, o desenvolvedor precisa fazer as seleções de list box visíveis usando opções de interface disponíveis. Pode então definir cores de fundo específicas, cores de fundo ou estilos de fonte por programação para personalizar a aparência de linhas selecionadas. Isso pode ser feito usando arrays ou expressões, dependendo do tipo de list box sendo exibido (seleção ou array).

Mais controle sobre list box por programação

Apesar de já existirem vários comandos para controlar quase todos os aspectos de uma list box por programação, alguns só eram ajustáveis previamente. A partir de 4D v16 R2, mais de 20 propriedades adicionais de list box podem ser manipuladas dinamicamente por código, permitindo uso dinâmico da list box.

Todas as propriedades disponíveis na lista de propriedades podem agora ser obitidas e estabelecidas usando dois comandos: LISTBOX SET PROPERTY e LISTBOX Get property. Note que  LISTBOX Get information foi renomeado para LISTBOX Get property.

Desenvolvimento mais flexível usando objetos

Agora é possível pesquisar em um array dentro de um objeto usando argumentos linkados. O comando QUERY BY ATTRIBUTE foi atualizado para permitir pesquisas ainda mais complexas dentro de uma lista de elmentos em um único objeto. Quando pesquisando em atributos de array com múltiplos argumentos de pesquisa unidos pelo operador AND, agora você tem a opção de obter os registros nos quais os registros onde os argumentos encontrados estão em pelo menos um elemento ou no mesmo elemento.

Ordenar registros por atributo objeto

Agora é mais fácil ordenar registros baseado em um atributo específico de ojbeto quando exibir uma seleção por exemplo em uma list box graças ao novo comando ORDER BY ATTRIBUTE.

Tabela cruzada em editor Relatório Rápido

Editor de Relatório Rápido 64-bit agora é compatível com relatórios Tabela Cruzada além dos relatórios Lista, permitindo que seus usuários finais tenham uma experiência de usuário mais suave criando relatórios. Escolher o modo Tabela Cruzada permite que exiba seu relatório como uma tabela Pivot. Note que reabrir um relatório existente criado com produtos  32-bit 4D ainda é possível.

Diálogo Find in design melhorada

Além de um redesign, o diálogo foi melhorada com 2 novas funcionalidades relacionadas a janela resultados. Um novo botão foi adicionado para permitir interromper uma pesquisa que está rodando. Além disso, uma nova opção de filtro está disponível de modo que pode selecionar os itens resultado que queira manter e remover todos os outros itens exceto essa seleção.

Mais informação sobre Centro de Manutenção e Segurança

Nova informação tal como soma de registros de todas as tabelas, ou administrar tamanho de tabela para cada tabela agora está disponível no Centro de Manutenção e Segurança. Toda a informação sobre seu banco de dados está agora disponível tanto nos modos Manutenção quanto Padrão.

Na aba Tabelas, há uma nova coluna Address Table Size. Essa nova propriedade ajuda a marcar a diferença entre tamanho da Tabela Adress  e o número de registros por tabela. Se a diferença é grande, compactar a Tabela Adress é recomendado, pois pode melhorar bastante a velocidade de execução.

Além disso, o rodapé do list box na aba Tabelas mostra a contagem total de Tabelas e a soma de Registros, Campos, ìndices, e tamanhos de Tabelas Address para todas as tabelas.

Para mais conveniência, a rota para o arquivo de registro foi adicionada na aba Program da página Informação.

Novo motor de renderização para áreas Web

Para uma melhor experiência de usuário e maior compatibilidade com novas propriedades de HTML, 4D está atualizando seus componentes internos para objetos de área Web embebidos em 4D 64-bit para Blink (também usado por Google Chrome). Blink é o motor de renderização mais atualizado e bem mantido.

A mudança para o sistema Blink exige nenhuma mudança de código para sua aplicação e tem literalmente nenhum impacto no uso de áreas Web; todos os comandos e eventos para  áreas Web embebidas funcionam da mesma forma que antes, exceto por algumas preferências que não são compatíveis e foram ignoradas.

Quando a opção Use embedded Web rendering engine estiver marcada,  4D usa WebKit em versões 32-bit e Blink em versões 64-bit.

Novo comando de Timestamp

O novo comando Timestamp, registro de hora, permite que obtenha um registro de hora preciso em UTC (Tempo Universal Coordenado) incluindo milissegundos. Agora é mais fácil ter registros de hora precisos para operações realizadas em diferentes partes do mundo. Pode precisamente datar seus registros para saber exatamente quando o evento ocorreu.

4D Developer Edition e 4D Volume Desktop Windows 64-bit

Com 4D v16 R2, 4D alcançou um grande marco com 4D Developer Edition e 4D Volume Desktop Windows 64-bit agora lançados como “Final” e portanto prontos para produção.

Altura de Mac2Win agora foi removido totalmente das versões 64-bit de 4D Developer Edition e 4D Volume Desktop, permitindo que esses produtos usem APIs Windows modernas. Versões 4D 32-bit e 4D Server 64-bit ainda usam Mac2Win essencialmente para ser compatíveis com plug-ins de terceiras partes legado que não são 64-bit.

4D Developer Edition 64-bit embebe os novos e modernos diálogos Label editor, Quick report e Import-Export, intuitivos e fáceis de usar!

É possível rodar múltiplas instâncias, ou cópias, do mesmo  4D Developer Edition 64-bit em seu PC sem ter que instalar a aplicação duas vezes.

Quer saber mais? Leia todos os posts sobre 4D v16 R2!