Novidades em 4D v17 R6

4D for ios – Preview

Ações com parâmetros

Editar os dados diretamente de seu app é agora possível graças às Ações. Isso significa que pode editar os dados diretamente em seu app iOS usando um formulário editável que pode ser definido no Project Editor. Para cada Ação, pode editar as propriedades a seguir: Nome, etiqueta longa, etiqueta curta, restrições de formato de input, placeholder, definição obrigatória de campo, e valor padrão. Além disso, este R-release inclui ações predefinidas para gerenciar o conteúdo de seu app: Adicionar, Editar e Apagar.

O método de banco de dados On Mobile App Action está disponível para chamar seus métodos 4D. Um bloco de código Case of será gerado incluindo todos os nomes de ação.

 

 

capacidades avançadas de programação

Recuperar a cadeia de chamada da execução atual

4D v17 R6 oferece o novo comando Get call chain para dar informação sobre o código executado. Isso ajuda a descobrir onde você está em seu código, especialmente quando um método chama outros métodos que podem chamar ainda outros métodos. O comando retorna uma coleção de objetos com cada objeto representando um passo de execução e descrevendo seu banco de dados, tipo de método, nome do método e linha de chamada. O comando pode ser usado em todos os contextos de execução de código, seja em modos interpretado ou compilado.

 

analisar históricos de depuraçao

Uma nova ferramenta está disponível para ajudar a analisar os históricos de depuração. Por exemplo, você pode ver quais os processos que consomem mais tempo, a cadeia de chamadas com seu tempo de execução correspondente, e muito mais. Esta ferramente foi feita para ajudar a encontrar conflitos no código e melhorar a performance de seus bancos de dados.

 

 

Gerencie métodos de callback e espaçamento de subtotais em relatórios rápidos

4D v17 R6 adiciiona duas novas propriedades para Relatórios Rápidos:

  • Pegue os eventos em relatórios individuais: agora pode estabelecer o parâmetro “methodName” no comando QR REPORT. Esse método é um callback que roda em cada evento gerenciado: qr cmd open, qr cmd save, qr cmd save as, qr cmd generate, qr cmd page setup, qr cmd print preview. No método callback, pode interceptar todos os eventos gerenciados, o que tem que fazer, e executar o evento com o comando QR EXECUTE COMMAND
  • Gerencie espaçamento de subtotal: agora é possível especificar se quer a quebra de página ou um altura de linha diferente para cada subtotal. No caso de uma altura diferente de linha, a diferença pode ser expressa em pontos (pt) ou porcentagens (%).

 

formulários dinâmicos e ordem de entrada

Com 4D v17 R6, pode definir uma ordem de input que não é necessariamente associada com a ordem-z. Para cada página de sua definição de formulário, o atributo “objetos” contém uma lista de elementos formulários que estão ordenados seguindo uma ordem-z. Um novo atributo pode ser adicionado à lista: “entryOrder”. Permite que se especifique sua ordem de input personalizada. Se este atributo não estiver definido, 4D usa a ordem-z (ou seja, a ordem definida no atributos “objects”).

 

strings de cor CSS

Ao invés de declarar cores CSS usando um Inteiro longo de 4-byte  (ou seja, 0x00RRGGBB), o comando OBJECT SET RGB COLORS assim como os comandos LISTBOX SET ROW COLOR e LISTBOX SET GRID COLOR agora são compatíveis com cores CSS em strings como “blue”, “#0000FF”, e RGB(0,0,255).

 

ORDA

escrever pesquisas com fórmulas

Com 4D v17 R6, o método query() foi atualizado para ser compatível com o objeto Formula como um parâmeter e retorna um novo objeto ou tipo EntitySelection contendo todas as entidades encontradas. Isso permite a criação de critérios de pesquisa mais sofisticados. 

 

Ordenar uma seleção de entidade

4D v17 R6 introduz um novo método ORDA: orderByFormula(). Com a ajuda de fórmulas, pode agora ordenar uma seleção de entidades usando critérios complexos em um método de projeto ou em uma expressão 4D. A fórmula avalia o critério de ordenação que foi dado na forma de uma string ou de um objeto Formula ao método orderByFormula().

 

petições de Log ORDA

Novos métodos ORDA estão disponíveis no objeto ds para ajudar a depurar e otimizar seu código ORDA para que possa ganhar um melhor entendimento das petições enviadas. O método startRequestLog() é bem flexível já que, quando chamado com um objeto File, pode pedir que o registro ORDA vá para um arquivo ou para a memória. Para parar o registro de petições ORDA, pode chamar o método stopRequestLog().

 

4D view Pro

Use coleções para ler ou escrever

Quatro novos comandos estão disponíveis para permitir que leia um grande número, ou valores diferentes, ou fórmulas, de maneira mais fácil, rápida e ao mesmo tempo via coleções: VP SET VALUES, VP Get values, VP SET FORMULAS, e VP Get formulas. Para estabelecer valores ou fórmulas em células, simplesmente cria uma coleção onde cada elemento representa uma linha. Cada linha é uma coleção de valores célula para ser estabelecido nas colunas. Para leitura, pode passar uma faixa de seleção de células (range) para VP Get values. O comando retorna os valores nas coleções correspondentes.

 

personalização de estilo

Com 4D v17 R6,  pode personalizar por programação o estilo de seus documentos 4D View Pro. Três opções diferentes estão disponíveis. Pode usar :

  • comandos de estilo padrão para definir o estilo geral da folha com os comandos VP SET DEFAULT STYLE e VP Get default style, ou
  • comandos de folha de estilo para definir estilos de personalização frequentemente usados com os comandos VP ADD STYLESHEET, VP REMOVE STYLESHEET, VP Get stylesheet, e VP Get stylesheets, ou
  • comandos de estilo de célula para definir o estilo de células específicas com os comandos VP SET CELL STYLE e VP Get cell style.

Além disso, o novo comando VP SET BORDER  foi adicionado para gerenciar as bordas da faixa de seleção.

 

Tenha controle sobre as configurações de método

4D v17 R6 oferece um novo comando permitindo especificar parâmetros de método 4D como nome, tipo, e inclui um sumário: VP SET ALLOWED METHODS. Agora seus métodos podem ser mais informativos e descritivos para usuários finais.

 

 

Source control – Beta

Começamos o teste beta de Projects (permitindo controle de fonte) com 4D v17 R5. Teste Beta continua com 4D v17 R6 com mais funções e propriedades fornecidas, tais como Toolbox (menus, dicas de ajuda, filtros, etc.), configurações de backup, e compatibilidade MSC para .4dproject ou .4dz.