Novidades em 4D v16 R6

objetos compartilhados e coleçõeS

4D v16 R6 introduz o novo conceito de objetos compartilhados e coleções compartilhadas. São uma alternativa ao uso de variáveis inter processo, já que são uma maneira fácil e eficiente para partilhar informação entre processos preemptivos. Objetos compartilhados e coleções compartilhados se comportam como os objetos e coleções normais, exceto que devem ser declarados como “shared” durante a sua instanciação com os novos comandos:  New shared object e New shared collection. Ao ser instanciado, podem ser usados diretamente, como qualquer outra variável, para leitura. Para escrita ou modificação, precisam ser cercadas pelas  keywords  Use e End use

MANIPULAr COLeçõeS

A manipulação de coleções foi melhorada graças aos novos métodos usados com notação de objeto, oferecido como uma preview. Esses métodos permitem, por exemplo, adicionar ou eliminar elementos, ordenar a coleção e muito mais. Mais de 40 novos métodos já estão disponíveis com 4D v16 R6, e aqui algumas delas: pop, push, concat, resize, query, slice, …

formulários dinâmicos

4D v16 R6 torna possível criar e usar formulários dinâmicos, como uma preview. Armazenados em um formato baseado em texto (JSON), abrem uma lista ampla de novas oportunidades: cria formulários totalmente adaptados ao contexto usuário final, partilha o mesmo formulário entre diversos bancos de dados. A descrição textual do formulário podem ser salvadas em um objeto ou arquivo 4D. Os comandos a seguir foram melhorados de modo a que objeto 4D ou arquivo rota JSON podem ser passados: Open form window, DIALOG, FORM SET INPUT, FORM SET OUTPUT, OBJECT SET SUBFORM, OBJECT GET SUBFORM, FORM LOAD, Print form e Current form name.

datas dentro de objetos

Datas agora podem ser estabelecidas como datas em um objeto e não strings, fazendo com que o uso de datas dentro de objetos seja mais fácil e mais intuitivo. Assim OB SETOB Get podem ser usadas sem exigir a constante is date e a notação de objeto pode ser aplicada a eles como qualquer outro objeto típico. Para usar datas dentro de objetos, apenas marque a opção “Use date type instead of ISO date format in objects” da página  compatibility setting em Database Settings.

4D Write Pro

imagens em posição absoluta

4D v16 R6 oferece controle total sobre inserção de imagem em uma posição específica no documento: na frente ou atrás de texto, assim como ancorar a imagem na página ou em partes específicas do documento (ou seja, cabeçalho, rodapé, seções). O novo comando WP Add picture adiciona a imagem à página, então para definir sua posição exata assim como outras propriedades, pode usar ou Standard actions, ou ir através de set of selectors que foi adicionado aos comandos WP GET ATTRIBUTES e WP SET ATTRIBUTES.

usar leading characters para abas

4D Write Pro oferece agora uma funcionalidade adicional para refinar seu design: caractéres líderes (ou seja, vários pontos repetidos ou qualquer outro caractere em uma tabela de conteúdos por exemplo). leading characteres podem ser controlados do menu contextual quando você clica em uma aba existe na área de régua, ou então por programação, graças ao novo seletor wk tab stop leadings e o comando WP SET ATTRIBUTES.

4D view Pro

converter 4d view documentos para 4d view pro

4D v16 R6 introduz o primeiro passo para converter seus documentos 4D View existentes para 4D View Pro como uma preview. Graças ao novo comando VP Convert from 4D View , a maioria das propriedades e informações armazenadas em documentos 4D View são convertidos automaticamente, incluindo a estrutura de documentos, valores, formatos, estilos, bordas e fórmulas!

Segurança

ativação de perfect forward secrecy em 4D web Server

A partir de 4D v16 R6, a segurança normal de 4D Web Server foi aumentada com a compatibilidade de  Perfect Forward Secrecy (PFS). Essa implementação oferece a sua aplicação uma melhor adequação para propriedades de segurança de rede, assim como uma melhor classificação em testes de auditoria de segurança de web. PFS é automaticamente ativado quando TLS for ativado no servidor. O comando WEB Get server info pode ser usado para ter certeza que PFS está ativado. O valor do novo atributo perfectForwardSecrecy é verdadeiro sempre que as condições necessárias para usar PFS tenham sido preenchidas.

Lembre que o algoritmo RC4 está obsoleto em  4D Web Server como resultado de problemas de segurança conhecidos.

restaurar o último backup do banco de dados como padrão

Para proteger seus dados de danos, a opção Restore last backup if database is damagedda página “Backup” das Configurações de Banco de dados é marcada como padrão para novos bancos de dados, o que oferece um melhor nível de proteção.

Melhor gerenciamento de arquivos e extensões de pastas

Dois novos comandos foram criados para facilitar o gerenciamento de rotas de arquivos e pastas. O comando Path to object retorna um objeto contendo as propriedades específicas (pasta pai, arquivo ou nome da pasta, extensão do arquivo ou pasta) ou a rota passada no parâmetro. O comando Object to path constrói uma rota dos atributos objeto passados no parâmetro. Assim, para compôr uma nova rota, modifica os atributos de objeto que precisa e apenas os recombina.

Esses comandos agoram devem ser usados ao invés dos comandos obsoletos _o_Document type e _o_SET DOCUMENT TYPE.

preenchimento de código e sugestão para atributos de objeto

O editor de método foi melhorado para oferecer preenchimento de código para atributos de objeto. Uma lista de atributos sugeridos é exibida toda vez que um caractere ponto for digitado depois de um objeto, para melhorar a velocidade de codificação e evitar enganos e erros de tipografia. O comportamento de autopreenchimento pode ser personalizado no painél de  “4D preferences“, para definir se a lista de sugestões será aberta automaticamente após digitar um caractere ponto (opção marcada) ou apenas depois de usar a tecla tab (opção desmarcada).

Acesso fácil a arquivos de histórico

O comando Get 4D file foi melhorado para um acesso aos arquivos de histórico. Agora é possível achar facilmente um arquivo de histórico particular ao invés de obter a pasta que contém todos os históricos. Um conjunto de novos seletores foi criado para esse comando: Request log file, Debug log file, Backup log file, Verification log file, Compacting log file, Repair log fileHTTP debug log file e Build application log file.

 

Quer saber mais? Leia todos os posts sobre 4D v16 R6!