Novidades em 4D v16 R3

Novas possibilidades de programação relativas a ações padrão

4D v16 R3 está trazendo novas possibilidades usando o mecanismo de ações padrão. Como um lembrete, ações padrão – tais como First Record (existintente) ou color?value=red (novo) – podem ser atribuidas a um botão ou a um item de menu na interface de usuário ou por programação . Um benefício é que 4D também lida automaticamente com a desativação do item de menu ou botão quando a ação não for aplicável.

Dois comandos foram adicionados a linguagem 4D para facilmente lidar com ações padrão por programação:

  • INVOKE ACTION pode ser usada para ativar qualquer ação padrão, opcionalmente no contexto do target (formulário atual ou formulário principal).
  • Para descobrir se uma ação padrão é aplicável e válida no contexto atual, pode usar o comando Get action info.

Mecanismo de Ações padrão estendidos a 4D Write Pro

Mais de 80 novas ações padrão dedicadas a 4D Write Pro foram criadas, permitindo que se maneje facilmente áreas 4D Write Pro com novas ações tais como Bold, Color, Spell Check, Freeze expression, Zoom, DPI, Print, Show/Hide Ruler, ou Show System Font Picker Dialog…Agora é possível criar sua própria interface de usuário 4D Write Pro sem escrever uma linha de código.
 

Crie seu próprio menu contextual para 4D Write Pro

O comando Dynamic pop up menu foi atualizado, fazendo com que seja possível para facilmente criar seus próprios menus contextuais baseados em ações padrão 4D Write Pro.

Mecanismo de Ações padrão estendido a Styled Text

Mais de 30 ações padrão foram criadas para as áreas Styled Text, permitindo que controle facilmente o estilo, tamanho e cor de fontes. Ações para exibir, atualizar, ou parar todas as expressões dinâmicas na área também estão disponíveis assim como ações de correção ortográfica.

Janelas Abas no modo 4D design em macOS Sierra

Em macOS Sierra, agora as aplicações podem usar janelas em forma de abas ao invés de janelas múltiplas. 4D Developer Edition 64-bit agora pode aproveitar essa nova propriedade Apple no ambiente design graças à nova opção Window tabbing nas 4D Preferences. Quando a nova preferência estiver ativa, as janelas de Método e Editor de Formulário podem ser combinadas em uma única janela com abas.

Novo comando para inicializar um objeto

O comando New Object foi criado. Este novo comando permite que crie um objeto vazio ou crie-o com propriedades iniciais e valores em uma única linha de código.

Exporte resultados depois de “Find in Design”

Os resultados da operação “Find in Design” estão exibidos em uma lista hierárquica. Agora é possível exportar os resultados de pesquisa para um arquivo texto que pode ser aberto depois em uma planilha de excel por exemplo, permitindo que crie ou armazene os resultados facilmente. Para fazer isso, selecione o novo item Export Results, disponível no menu de ação “Find in Design”.

Quer saber mais? Leia todos os blog posts sobre 4D v16 R3!